Exposição “Presença da Ausência – Sensibilização do Olhar” – Memorial do Judiciário do RS

Foto da montagem da exposição no Memorial de Justiça

Jovens da Fase/RS mostram produção fotográfica

A produção fotográfica de seis jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS), reunida em 40 fotografias, um fotolivro, um conjunto de 5 postais, um minidocumentário e um clip fotográfico, ficará no Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul de 04 de novembro até o dia 05 de dezembro com acesso ao público de segunda à sexta-feira, das 09 às 18h.

A exposição Presença da Ausência – Sensibilização do Olhar – é resultado de um projeto do Coletivo Imagens Faladas, realizado durante três meses no Bairro Cristal em Porto Alegre. O Imagens Faladas existe desde 2010, reúne fotógrafos profissionais e jovens da periferia e trabalha com a linguagem fotográfica como instrumento pedagógico.

Os jovens Maria Eduarda, 13 anos; Arthur, 17; Patrick, 19; João Vítor, 17; Mateus, 17 e Endriws, 19 ingressaram no projeto através de uma parceria do Ponto de Cultura com o Centro de Convivência e Profissionalização da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Ceconp-Fase/RS).

A produção da exposição, do fotolivros e das outras peças, foi financiado pelo programa ProCultura-RS com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Rio Grande do Sul (FAC-RS).

A equipe de educadores que conta com os fotógrafos Leandro Anton, Eduardo Seidl e Cristiano Rosa, o músico e compositor Richard Serraria, o artista bonequeiro Leandro Silva, o jornalista Adriano Marcello Santos, além da Cristina Rosa e do Júlio Rodrigues da Cristalizar Vídeo Produções e da colaboração da designer Sílvia Pont,

Sessão de autógrafos será dia 13 de novembro com a seguinte programação::

Sessão Autógrafos e distribuição de livros da Exposição “Presença da Ausência – Sensibilização do Olhar”.

Local: Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul – Praça Marechal Deodoro, 55, térreo do Palácio da Justiça, Centro Histórico de Porto Alegre

Programação:

14:30 – Abertura com apresentação do projeto “Sensibilização do Olhar – A Presença da Ausência” com a participação dos educadores e dos jovens fotógrafos.

14:50h – Apresentação minidocumentário e clip fotográfico “Sensibilização do olhar – a presença da ausência” dirigido por Cristina Rosa, uma produção da Cristalizar Vídeo Produções.

15h – Apresentação ao vivo trilha sonora “A Vida acontece em tudo que é lugar”  pelos jovens fotógrafos em conjunto com Richard Serraria.

15h15min – Sessão de autógrafos do livro fotográfico “Presença da ausência – Sensibilização do Olhar”.

Todxs são convidadxs!

O projeto “Sensibilização do Olhar – A Presença da Ausência” que conta com o financiamento do Pró-Cultura RS-FAC.