Mostra Oficinas Socioculturais projeto Casa Cidades

Foto: Cristiano da Rosa – oficina Qual é a lata do Cristal? com a turma da tarde do PROJOVEM no Quilombo do Sopapo

MOSTRA DE ENCERRAMENTO

Com o resultado das oficinas socioculturais realizadas durante a execução do projeto nas áreas de Contação de Histórias e Música, Audiovisual, Teatro de Animação e Fotografia.

Data: 07 de novembro de 2019, quinta-feira.

Horário: 18:30, com saída de cortejo com boneca gigante “Andarilha” até a Escola Loureiro da Silva e retorno ao Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo para demais atividades: sarau, mostra de vídeo e exposição fotográfica.

Local: Concentração no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, Avenida Capivari, 602, Bairro Cristal, Porto Alegre, RS.

A mostra das oficinas socioculturais é um dos momentos de finalização do projeto “Cultura e Economia Solidária – tecendo redes pelo direito à cidade”. Este é primeiro projeto da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e é um dos 15 projetos desenvolvidos na Região Metropolitana de Porto Alegre num universo de 150 projetos em todo Brasil, que integram o Programa Casa Cidades, do Fundo Sociambiental CASA.

Foto: Cristiano da Rosa  – Vila Ecológica com a  turma que já tem vínculo com o Quilombo do Sopapo

Nosso projeto teve início no segundo semestre de 2018, tem como objetivo maior o fortalecimento institucional comunitário do Quilombo do Sopapo a partir de suas ações socioculturais nas linguagens da fotografia, audiovisual, teatro de animação e contação de histórias com percussão  associadas aos temas da economia solidária e do direito à cidade.

Na fotografia foram desenvolvidas oficinas com as turmas da manhã e tarde do PROJOVEM que a Associação Esperança Cordeiro realizada no Ponto de Cultura e a outra e principal frente foi o fortalecimento de vínculo de jovens que já tiveram iniciação na fotografia com o Coletivo fotográfico do Quilombo do Sopapo.

Negativo da foto tirada com a câmera de lata usando como filme chapa de raio X na Vila Ecológica

Positivo do negativo acima

Das fotografias geradas nos percursos pelas comunidades em áreas irregulares, pelos espaços em vias de privatização no Bairro, se constitui além da reflexão com grupo de jovens, educadores do PROJOVEM e do Quilombo do Sopapo sobre o direito a cidade, um acervo extraordinário de fotografias que expressam a invisibilidade de parcelas do bairro e que são o local de moradia da maior parte dos estudantes de escolas públicas do bairro, bem como da importância das ações culturais na construção do direita à cidade.

Foto Coletiva: Leandro Anton, Anry Medeiros, Cristiano da Rosa – Proposta de Lambe Lambe feita na Vila União Santa Teresa

Este acervo fotográfico com estética distinta do que predomina hoje na produção fotográfica, revelou o potencial de uma ação de arte de rua e de exposição pelos percursos do bairro e da cidade, junto as paradas de ônibus que trazem do centro os moradores e trabalhadores do bairro Cristal.

Foto: Maria Eduarda Silva – proposta de lambe lambe feita na Vila Ecológica

Estas fotografias podem tornar-se lambe lambe como o que está abaixo e que será parte da exposição fotográfica da próxima quinta-feira, dia 07 de novembro, no Quilombo do Sopapo.

Qual é a lata do Cristal por Imagens Faladas!