Sensibilização do Olhar – A Presença da Ausência tem seu primeiro encontro

O Primeiro encontro iniciou com a apresentação dos jovens a partir de uma dinâmica conduzida por Leandro Anton. Numa sala com a projeção na tela de um mapa disponibilizado pelo aplicativo Google Earth, cada jovem foi convidado a apontar na projeção da imagem satelital as respostas às perguntas de Anton sobre as memórias de família, o local de nascimento, da moradia atual da família e de outros locais que os jovens tenham eventualmente residido.

A imagem de satélite permitiu acompanhar uma vista aérea, associada a uma narrativa do participante, que depois eram relembradas nos percursos, quando vistas a partir da superfície. Assim as cidades, os bairros, quebradas, vielas, ruas e becos com riqueza de detalhes, conhecimento a partir da experiência cotidiana e trajetórias nos territórios que viriam a compor o mosaico das experiências da turma. Ao final desse primeiro exercício cada um indicou e localizou a unidade de internação na qual estava cumprindo a medida socioeducativa, compondo a espacialização do território educativo do projeto.

Em seguida, a turma se deslocou para a área externa do Quilombo do Sopapo para avaliar coletivamente o momento inaugural e fazer a escuta de como cada integrante da equipe iria trabalhar suas linguagens com o grupo, o audiovisual, a fotografia, a a arte gráfica, a escrita criativa e a música.

Assim que o primeiro encontro se revelou …

Patrick, 10h50min, 15 de janeiro de 2019, surge a poesia

Quilombo do Sopapo é cultura, é família,

É arte, literatura, no som do meu RAP escuta.

Melodia no leva do meu violão, DEUS nos fortalece

Ajuda, ilumina os caminhos dos irmão

Comunidade, vira e junta, une amor, paz, cultura

Num só coração, a vida é um jogo, é luta

Na batalha de um dia por vez, amizade é essência, se pura,

ela traz um caminho que vem

Juntando corações, alegria, é amor e traz paz pro coração

Enfim, o Sopapo, harmonia, fotografia

e bota pra filmar, e a gurizada curtir, se inspira

E guarda o Quilombo no Coração….

Quilombo do Sopapo é Cultura, é família

É arte, literatura, no som do meu RAP escuta

Melodia no leva do meu violão…