Laboratório fotográfico

Foto: Cristiano da Rosa

Nosso primeiro laboratório foi realizado na manhã deste 22 de janeiro de 2019. Entrar no banheiro e vê-lo por outra ponto de vista e como outra uso numa iluminação vermelha, já foi uma experiência que aguçou a imaginação de todo o grupo.

As primeiras fotografias reveladas feitas na praça Alexandre Záchia foi um ato mágico, uma descoberta da importância de acreditar que outros mundos são possíveis.

O laboratório das Oficinas é uma adaptação de um banheiro no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e reproduz as condições de uma câmera escura. Momento iluminado pela luz vermelha que revela a imaginação em fotografia preto e branco feitas na lata. A reclusão do laboratório que exige a permanência até a conclusão do processo de revelação, aproximou o grupo. Enquanto no exercício de construção do pinholoscópio, foram os 40 minutos para harmonizar e ritmar o grupo a dominar a própria ansiedade, no laboratório o silêncio e a “fala” pelo observação, administrou a ansiedade coletiva. Ali mediada pela conversa e revelação de mais histórias de cada uma e cada um, no revesamento para revelar os negativos. O laboratório revelou-se como momento de muita contação de histórias, “confidências”, construção de vínculo com o projeto e de confiança entre os integrantes do coletivo de se manter até o final do trabalho juntos num mesmo objetivo.

Texto: Leandro Anton